QUEM SOMOS | PESQUISADORES | EVENTOS REALIZADOS | TEXTOS ONLINE | LISTA DE DISCUSSÃO | COLABORADORES | PROJETOS | OUTROS ENDEREÇOS| PRÓXIMOS EVENTOS

 

Textos Online

 

Materiais produzidos no âmbito do Pem - UFRJ
 

Listagem completa e formas de aquisição
 

 

 

 

Materiais disponibilizados em meio digital
 

Atas da XI Semana de Estudos Medievais 
Neste volume constam os textos apresentados no evento, cujos autores atenderam à solicitação de envio feita pela coordenação da atividade. O encontro, realizado entre os dias 03 a 05 de novembro de 2017, foi promovido pelo Programa de Estudos Medievais da UFRJ.  

 

Catálogo de Filmes: A Idade Média no discurso fílmico 
Neste volume são apresentadas trinta e sete fichas fílmicas, desenvolvidas no âmbito do Programa de Estudos Medievais da UFRJ, como uma das atividades vinculadas ao projeto A Idade Média nos discursos fílmicos e nos livros didáticos. Este material foi financiado pela Capes, por meio do Projeto Pró-docência, e tem como objetivo, por um lado, estimular a reflexão sobre as potencialidades didáticas do uso de filmes no ensino de História medieval e, por outro, divulgar o resultado das discussões realizadas por um grupo de quatorze pesquisadores, entre alunos e professores, sobre tais questões. 
 

Hagiografia e História. Volume 2: Banco de dados dos santos ibéricos (séculos XI-XIII)
Neste volume, coordenado pela Profª Andréia C. L. Frazão da Silva, são apresentadas 104 fichas com informações sobre pessoas que nasceram e/ou atuaram na Península Ibérica entre os séculos XI e XIII.
 

Atas da X Semana de Estudos Medievais 
Neste volume constam os textos apresentados no evento, cujos autores atenderam à solicitação de envio feita pela coordenação da atividade. O encontro, realizado entre os dias 04 a 06 de junho de 2013, foi promovido pelo Programa de Estudos Medievais da UFRJ, patrocinado pela Pró-reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças da UFRJ, pela Pró-reitoria de Extensão da UFRJ e pelo Prodocência - Capes.  

 

Atas da IX Semana de Estudos Medievais 
Neste publicação encontram-se os textos apresentados no evento, cujos autores atenderam à solicitação de envio feita pela coordenação da atividade. O encontro, realizado entre os dias 16 a 18 de novembro de 2011, foi promovido pelo Programa de Estudos Medievais da UFRJ, patrocinado Pró-reitoria de Extensão (PR-5) da UFRJ e Faperj. O evento recebeu apoio da Associação Brasileira de Estudos Medievais - ABREM; do Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis - ITF; do Programa de Estudos Galegos da UERJ - PROEG; do Programa de Pós-graduação em História Comparada da UFRJ - PPGHC; do Núcleo de Estudos Galegos da UFF - NUEG e do Translatio Studii - Núcleo Dimensões do Medievo da UFF.

 

Hagiografia e História. Volume 1: Banco de dados das hagiografias ibéricas (séculos XI-XIII)
Neste volume, coordenado pela Profª Andréia C. L. Frazão da Silva, são apresentadas 136 fichas concernentes ao fenômeno da santidade na Idade Média Central.
 

Atas da VIII Semana de Estudos Medievais (Parte 1 | Parte 2)
Neste publicação encontram-se os textos selecionados pela comissão editoral dentre os apresentados no referido evento e remetidos à apreciação. A atividade, realizada entre os dias 01 e 03 de dezembro de 2009, foi promovida pelo Programa de Estudos Medievais da UFRJ, patrocinada Pró-reitoria de Extensão (PR-5) da UFRJ, Banco do Brasil e FUJB. O evento recebeu apoio da Associação Brasileira de Estudos Medievais - ABREM; do Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis - ITF; do Programa de Estudos Galegos da UERJ - PROEG; do Programa de Pós-graduação em História Comparada da UFRJ - PPGHC; do Núcleo de Estudos Galegos da UFF - NUEG e do Translatio Studii - Núcleo Dimensões do Medievo da UFF.

Atas da VII Semana de Estudos Medievais
Neste publicação encontram-se os textos selecionados pela comissão editoral dentre os apresentados no referido evento e remetidos à apreciação. A atividade, realizada entre os dias 28 a 30 de novembro de 2007, foi promovida pelo Programa de Estudos Medievais da UFRJ, patrocinada Pró-reitoria de Extensão (PR-5) da UFRJ, Banco do Brasil e FAPERJ. O evento recebeu apoio da Associação Brasileira de Estudos Medievais - ABREM; do Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis - ITF; do Programa de Estudos Galegos da UERJ - PROEG; do Programa de Pós-graduação em História Comparada da UFRJ - PPGHC; do Núcleo de Estudos Galegos da UFF - NUEG.

Atas da VI Semana de Estudos Medievais
Neste publicação encontram-se os textos selecionados pela comissão editorial dentre os apresentados no referido evento e remetidos à apreciação. A atividade, realizada entre os dias 25 e 27 de outubro de 2005, foi promovida pelo Programa de Estudos Medievais da UFRJ, patrocinada pela Fundação José Bonifácio, Banco do Brasil e FAPERJ. O evento recebeu apoio da Associação Brasileira de Estudos Medievais - ABREM; da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ, do Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis - ITF; do Programa de Estudos Galegos da UERJ - PROEG; do Programa de Pós-graduação em História Comparada da UFRJ - PPGHC; do Núcleo de Estudos Galegos da UFF - NUEG, e das Pró-reitorias de Graduação e Pós-graduação da UFRJ. Conheça na íntegra as Atas da VI Semana de Estudos Medievais, publicadas em 2006.

Atas da V Semana de Estudos Medievais
Neste publicação encontram-se os textos selecionados pela comissão editorial dentre os apresentados no referido evento e remetidos à apreciação. A atividade, realizada entre os dias 17 e 19 de novembro de 2003, foi promovida pelo Programa de Estudos Medievais da UFRJ, patrocinada pela Fundação José Bonifácio e apoiada pela Associação Brasileira de Estudos Medievais - ABREM; pelo Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis - ITF; pelo Programa de Estudos Galegos da UERJ - PROEG; pelo Programa de Pós-graduação em História Comparada da UFRJ - PPGHC; pelo Núcleo de Estudos Galegos da UFF - NUEG, e pela Pró-reitoria de Extensão da UFRJ - PR-5. Conheça na íntegra as Atas da V Semana de Estudos Medievais, publicadas em 2004.

Atas do Ciclo Tradição Monástica e Franciscanismo
O Programa de Estudos Medievais (Pem-UFRJ) e o Instituto Teológico Franciscano (ITF), em parceria, foram responsáveis pela organização do Ciclo Tradição Monástica e Franciscanismo, realizado entre os dias 07 e 11 de outubro de 2002. Além da programação do ciclo e do texto de algumas conferências, todas as comunicações apresentadas constam nas atas do evento. Conheça na íntegra as Atas do Ciclo Tradição Monástica e Franciscanismo, publicadas pelas duas instituições em 2003.

Atas da IV Semana de Estudos Medievais
Neste volume encontram-se os textos da grande maioria dos trabalhos que integraram o referido evento, realizado entre os dias 14 e 18 de maio de 2001, promovido pelo Programa de Estudos Medievais da UFRJ, patrocinado pela FAPERJ e apoiado pela Associação Brasileira de Estudos Medievais, Programa de Estudos Galegos da UERJ e Núcleo de Estudos Galegos da UFF. O encontro, cuja programação figura nesta publicação, privilegiou o intercâmbio acadêmico entre estudiosos do período medieval em distintas fases de formação. Concebida como uma atividade de caráter interdisciplinar, a IV Semana de Estudos Medievais contou com a participação de pesquisadores e interessados provenientes das áreas de História, Literatura, Filosofia, Artes, Música e afins.
Conheça na íntegra as Atas da IV Semana de Estudos Medievais, publicadas em 2001.

Vida de Santa Maria Madalena. Texto castelhano anônimo do século XIV
O Programa de Estudos Medievais da UFRJ lançou, com este volume, a Coleção Idade Média em Textos, proposta voltada para a publicação de documentos medievais em edições bilingües e de trabalhos analíticos sobre diversos aspectos da cultura medieval. Com tal iniciativa objetivamos, sobretudo, contribuir para o incremento dos estudos medievais no Brasil, atingindo não apenas especialistas, mas também alunos de Graduação e Pós-Graduação e interessados em geral no período. Conheça na íntegra o texto Vida de Santa Maria Madalena, publicado em 2002.

Anais da III Semana de Estudos Medievais
Entre os objetivos do Programa de Estudos Medievais figuram, sobretudo, identificar, promover e divulgar estudos relativos ao mundo medieval e estimular discussões acadêmicas e atividades de extensão que divulguem e fortaleçam o conhecimento relativo à sociedade medieval. Dentro deste propósito, enquadra-se a publicação dos trabalhos apresentados na III Semana de Estudos Medievais. Informamos que a preocupação dos autores foi, fundamentalmente, a elaboração de material voltado para o grande público, com o intuito principal de trazer informações sobre alguns aspectos da história medieval. Conheça na íntegra os Anais da III Semana de Estudos Medievais, publicados em 1995.
 

Textos disponibilizados pelos colaboradores e pesquisadores associados ao Programa de Estudos Medievais
 

Ana Paula Tavares Guimarães

- GUIMARÃES, Ana Paula Tavares. Pensamento Franciscano no século XIV: Guilherme de Ockham e a revisão da noção de plenitudo potestatis (Palestra proferida no Programa de Estudos Medievais, no dia 28 de maio de 2008, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais – UFRJ).
 

Álvaro Alfredo Bragança Júnior

- BRAGANÇA JÚNIOR, Á. A.. Filologia e Medievística germânicas - considerações metodológico-práticas. Semana de Filologia na USP, 2007, São Paulo. Anais ... .São Paulo: Serviço de Divulgação e Informação, FFLCH, 2007. v. 1. p. 11-27.

- BRAGANÇA JÚNIOR, Á. A.. O louco e o pícaro: aventuras e desventuras na sociedade germanófona nos séculos XV e XVI - um retrato literário. In: Adriana Zierer. (Org.). Uma Viagem pela Idade Média: estudos interdisciplinares.. 1 ed. São Luís: Editora da Universidade Estadual do Maranhão, 2010. p. 35-46.

- BRAGANÇA JÚNIOR, Á. A.. ROLF POLVO E DIETRICH VON BERN: personagens histórico-literárias e a representação de traços do mundo germânico medieval uma introdução. In: Adriana Zierer; Márcia Manir Miguel Feitosa. (Org.). Literatura e história antiga e medieval: diálogos interdisciplinares. São Luís: EDUFMA, 2011. p. 53-74.

- BRAGANÇA JÚNIOR, Á. A.. Do guerreiro germano ao cavaleiro do século XIII Personagens históricos e modelos civilizacionais no mundo germânico continental: faces e interfaces. In: Lênia Márcia Mongelli. (Org.). De cavaleiros e cavalarias. Por terras de Europa e Américas. São Paulo: Humanitas, 2012. p. 77-86.

- BRAGANÇA JÚNIOR, Á. A.. De guerreiros históricos a Ritter literários – por um estudo comparativo da tradição militar germana da Tardoantiguidade à Baixa Idade Média. Comunicação apresentada no Encontro de Historiadores Militares – 2012.
 

Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva

- SILVA, Andréia Cristina Lopes Frazão da. Reflexões Sobre os Martírios, a Obra História Eclesiástica de Eusébio de Cesaréia e a Hagiografia Cristã. In: Ciclo de Debates em História Antiga. Dialogando com Clio, 18, I 2008, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos do XVIII Ciclo de Debates em História Antiga. Rio de Janeiro: Lhia, 2008. (CD-ROM) p. 1-26.

 

- SILVA, Andréia Cristina Lopes Frazão da. Reflexões sobre as normativas laicas e eclesiásticas direcionadas à vida religiosa feminina nos séculos XII e XIII.  LIMA, Enilce; BEZERRA,  Ítalo; MOREIRA, Márcio. (org.). Simpósio Nacional de História,  XXV, 12 a 17 de julho de 2009, Fortaleza. Anais...Fortaleza: ANPUH, 2009.

 

- SILVA, Andréia Cristina Lopes Frazão da. Reflexões sobre a produção literária franciscana no século XIII. Revista do Centro de Estudos Portugueses (UFMG), v.29, p.107 - 137, 2009. 

 

- SILVA, Andréia Cristina Lopes Frazão da. Os símbolos na Vida de Santa Oria de Gonzalo de Berceo: uma leitura histórica a partir da categoria gênero. In: RODRÍGUEZ, Gerardo (dir.). Cuestiones de historia medieval. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Selectus, 2011. 2v. V.2, p. 91-124.

 

Artemio Manuel Martínez Tejera

- MARTINEZ TEJERA, Artemio Manuel. Dedicaciones, consagraciones y Monumenta consecrationes (ss. VI-XII) testimonios epigráficos altomedievales en los antiguos reinos de Asturias y Leon. Brigecio, Revista de Estudios de Benavente y sus tierras, 6, p. 77-102, 1996.

- MARTINEZ TEJERA, Artemio Manuel. La realidad material de los monasterios y cenobios rupestres hispanos (siglos V-X). Seminario sobre Historia del Monacato “Monjes y monasterios hispanos en la Alta Edad Media”, 19. Actas ... Aguilar de Campoo, Palencia, 2006. p. 59-97.

- MARTINEZ TEJERA, Artemio Manuel. La arquitectura cristiana en Hispania durante la Antigüedad Tardía (siglos IV-VII). Estado de la cuestión (I), Mesa Redonda Hispano-Francesa “Galia e Hispania en el contexto de la presencia ‘Germánica’ (ss. V-VII): Balance y Perspectivas, (UAM-MAR) Oxford. (prelo).
 

Carolina Coelho Fortes

- FORTES, Carolina. Catarina de Alexandria: um exemplo de masculinização da santidade feminina em Tiago de Vorágine. Encontro Internacional de Estudos Medievais, 5, 2003, Salvador. Anais... Célia Marques TELLES e Risonete Batista de SOUZA (Orgs). Salvador: Quarteto, 2005. p. 350-354.

- FORTES, Carolina. Os Mártires na Legenda Aurea: a reinvenção de um tema antigo em um texto medieval. In: LESSA, Fábio & BUSTAMANTE, Regina (Orgs.). Memória & Festa. Rio de Janeiro: Mauad, 2005.
 

Fátima Regina Fernandes

- FERNANDES, Fátima Regina. As construções do conceito de monarquia. Material produzido a propósito do curso oferecido em setembro de 2010 no Programa de Estudos Medievais.

- FERNANDES, Fátima Regina. A construção da sociedade política de Avis à luz da trajetória de Nuno Álvares Pereira. Jornadas Luso-Espanholas de História Medieval, 6, Batalha/Alcobaça/Porto de Mós, 2008. Atas... (prelo).

- FERNANDES, Fátima Regina. O Conceito de Império no Pensamento Político Tardo-Medieval. In: LIMA, Luís Filipe Silvério e SILVA, Luiz Geraldo (Orgs.) Facetas do Império na História: conceitos e métodos. São Paulo: Hucitec, 2008. p. 185-98.

- FERNANDES, Fátima Regina. Os exílios da linhagem dos Pacheco e sua relação com a natureza de suas vinculações aos Castro (segunda metade do século XIV). Cuadernos de Historia de España, Buenos Aires, Instituto de Historia de España “Cláudio Sánchez Albornoz”, Universidad de Buenos Aires, v. 82, p. 31-54, 2008.
 

Jérôme Baschet

BASCHET, Jérôme. Introdução: a imagem-objeto. In: SCHMITT, Jean-Claude et BASCHET, Jérôme. L'image. Fonctions et usages des images dans l'Occident médiéval. Paris: Le Léopard d'Or, 1996. p. 7-26. (tradução: Maria Cristina C. L. Pereira).
 

José Antônio de C. R. de Souza

- SOUZA, José Antônio de C. R. de. Santo Antônio: os governantes e a política. REB, n. 255, p. 616-637, 2004.

- SOUZA, José Antônio de C. R. de. João Duns Escoto, O. Min. (1266-1308): sobre a origem da propriedade e da autoridade secular. Revista Portuguesa de Filosofia, n. 64, p. 454-481, 2008.

- SOUZA, José Antônio de C. R. de. A preeminência do poder temporal sobre o espiritual no Defensor da Paz de Marsílio de Pádua. Theologica, n. 43, p. 421-448, 2008.

SOUZA, José Antônio de C. R. de. Características marcantes da espiritualidade de Santo Antônio. Perspectiva Filosófica, Recife, v. I, n. 35, jan./jun. p. 157-179, 2011.

- SOUZA, José Antônio de C. R. de. Dom Dinis, Dom Egas de Viseu e a Suma sobre a liberdade eclesiástica. Itinerarium, LVIII, p. 373 - 425, 2012.
 

José Rivair Macedo

- MACEDO, José Rivair. Os filhos de Cam: a África e o saber enciclopédico medieval. SIGNUM: Revista da ABREM, v. 3, p. 101-132, 2001.

- MACEDO, José Rivair. Os sinais da infâmia e o vestuário dos mouros em Portugal nos séculos XIV e XV. Flávio de CAMPOS & Eliana Magnani Soares CRISTEN. Le Moyen Age vu d’ailleurs. São Paulo: Instituto de Estudos Avançados da USP, 2003.

- MACEDO, José Rivair. Disciplina do silêncio e comunicação gestual: os signa loquendi de Alcobaça. SIGNUM: Revista da ABREM, v. 5, p. 88-107, 2003.

- MACEDO, José Rivair. O real e o imaginário nos fabliaux medievais. Revista Tempo (UFF), v. 9 n. 17, p. 9-32, 2004.

- MACEDO, José Rivair. Charivari e ritual judiciário: a cavalgada infamante na Europa Medieval. Encontro Internacional de Estudos Medievais, 5, 2003, Salvador. Anais... Célia Marques TELLES e Risonete Batista de SOUZA (Orgs). Salvador: Quarteto, 2005. p. 392-399.
 

Leila Rodrigues da Silva

- SILVA, Leila Rodrigues da. O discurso eclesiástico e a marginalidade: considerações sobre normas de conduta cristã nos Synonymorum libri duo e Sententiarum libri de Isidoro de Sevilha. OLIVEIRA, Terezinha et VISALI, Angelita. (Org.) Cultura e Educação. Ética e Ação Política na Antigüidade e na Idade Média. Vitória da Conquista: EUSB, 2007. p. 311-321.

- SILVA, Leila Rodrigues da. Limites da atuação e prerrogativas episcopais nas atas conciliares bracarenses. Encontro Regional da Abrem, 1, Rio de Janeiro, 08 a 10 de novembro de 2006. BASTOS, M. J., FORTES, C. C. e SILVA, L. R. (Org.). Atas... Rio de Janeiro: HP Comunicação, 2007. p. 208-215.

- SILVA, Leila Rodrigues da e DINIZ, Rita de Cássia Damil. Relações de poder na Crônica de Idácio e nas Histórias de Isidoro de Sevilha: um estudo comparado sobre suevos e visigodos. In: LESSA, F. S. (Org.) Poder e Trabalho: Experiências em História Comparada. Rio de Janeiro: Mauad, 2008. p. 35-58.

- SILVA, Leila Rodrigues da. O direito sucessório nas monarquias germânicas: o caso do Reino Suevo. In: ZIERER, Adriana (Org.). Uma Viagem pela Idade Média: estudos interdisciplinares. Com a colaboração de Neila Matias de Souza e Flávia Santos Gomes. São Luís: Ed. UEMA, 2010. p. 167-182.

- SILVA, Leila Rodrigues da. Reflexões sobre a construção de um herói no discurso hagiográfico. O caso de Frutuoso de Braga na Vita Sancti Fructuosi. In: PINTO, Ana Paula; SILVA, João Amadeu Carvalho da, LOPES, Maria José; GONÇALVES, Miguel António (Orgs.). Mitos e Heróis: A Expressão do Imaginário. Braga: Aletheia, Publicações da Faculdade de Filosofia, UCP, 2012. p. 335-44.
 

Marcelo Pereira Lima

- LIMA, Marcelo Pereira. O matrimônio nas partidas de Afonso X e estudos de gênero: novas perspectivas pós-estruturalistas. Caderno Espaço Feminino, Uberlândia, v. 14, n.17, p.167-196, 2006.

- LIMA, Marcelo Pereira. Probatum per testes: a noção de público nas decretais pontifícias sobre o matrimônio no início do século XIII. Revista Videtur 31. Porto: Editora Mandruvá, 2005.

- LIMA, Marcelo Pereira. Relações de poder e normas jurídicas: os decretos conciliares da diocese de Calahorra e La Calzada sob o bispado de D. Almoravid (1287-1300). In: COSTA, Ricardo da, TÔRRES, Moisés Romanazzi e ZIERER, Adriana (Dirs.). Mirabilia, 5 - Revista Eletrônica de História Antiga e Medieval. Brasil. Internet: www.revistamirabilia.com.
 

Maria Cristina Correia Leandro Pereira

- PEREIRA, Maria Cristina C. L. Montagens topo-lógicas: as imagens nos capitéis e pilares do claustro de Moissac. Revista de História, v.165, p. 73-91, 2011.

- PEREIRA, Maria Cristina C. L. Da conexidade entre texto e imagem no Ocidente medieval. In: OLIVEIRA, Terezinha et VISALLI, Angelita Marques (org). Leituras e imagens da Idade Média. Maringá: Eduem, 2011, p. 131-148.

- PEREIRA, Maria Cristina C. L. Dos detalhes nas imagens: dois afrescos do ciclo franciscano da basílica superior de Assis. In: Anais do VIII Encontro Internacional de Estudos Medievais. Cuiabá: EDUFMS, 2011, 2 v., v. 2. p. 115-120.

- PEREIRA, Maria Cristina C. L. A ornamentalidade do sangue nas imagens da Paixão. In: Actas del III Simposio Internacional sobre religiosidad, cultura y poder. Buenos Aires: GERE, 2010. CD-ROM.

- PEREIRA, Maria Cristina C. L. À margem da página: imagens marginais nos manuscritos medievais. In: CIRILLO, José et GRANDO, Ângela (org). Processo de criação e interações. A crítica genética em debate nas artes performáticas e visuais. Belo Horizonte: C/Arte, 2008, 2 v., v. 2. p. 216-222.
 

 
 

 Última atualização: setembro de 2017

 


 

Programa de Estudos Medievais - PEM
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ | Instituto de História - IH
Largo São Francisco de Paula, 1 - sala 325-B. Rio de Janeiro - RJ. CEP: 20051-070
Fax: (21) 2252-8032 - Ramal 104
E-mail:pem@historia.ufrj.br